segunda-feira, 31 de agosto de 2015

PARA VIVER É PRECISO ADAPTAR-SE!

(Foto ilustrativa/Google Imagens)

    As novas tecnologias estão ganhando destaque dentro de nossos lares e, por consequência, em nossas vidas. Um problema evidente é que nos dias de hoje, a sociedade vive na convicção do “descartável”. Quando um aparelho tecnológico deixa de funcionar, a maioria das pessoas não procura consertá-lo, apenas jogam fora. Chega a ser uma ideia desumana, mas tal sociedade consumista vem percebendo a terceira idade como um simples objeto descartável. 

     Entretanto, esse grupo luta cada vez mais para mostrar-se essencial e participante no mercado de consumo e na convivência com o novo, ou seja, com a vida tecnológica. Todos os seres humanos buscam viver; sentir o meio em que vivem. E, se viver hoje em dia significa estar conectado com o digital, quem tiver acesso a esse mundo procurará adaptar-se e viver nele. Com o advento da era tecnológica, nada mais é impossível de se obter um resultado. Como por exemplo, em sites de buscas que captam informações do mundo em tempo real. Do mesmo modo temos a televisão, o rádio, entre outros.

    Nossa vida está marcada pela constante evolução da tecnologia, que já é essencial em nosso cotidiano, conseguindo nos transformar dependentes de sua utilização. A inserção dos idosos, às novas tecnologias proporciona o acesso a novos conhecimentos, estimulando o raciocínio e a autoestima, resultando na melhoria da qualidade de vida da população da terceira idade.
     Na cidade de São Paulo, o Governo em parceria com empresas privadas desenvolveu um projeto que facilitou o acesso dos idosos às novas tecnologias. A ONG Cidade Escola Aprendiz, criou o programa "OldNet", que aproximou e facilitou a convivência entre jovens e idosos

Os limites da tecnologia e da privacidade individual

     A internet como meio de interação entre as pessoas da sociedade deve ser limitada para liberdade individual ser preservada. Esse meio que tanto se popularizou pode ser perigoso para uma pessoa que não tem limite próprio e pode causar consequências muitas vezes irreversíveis. As redes sociais são os principais meios que a pessoas perdem seus limites, pois tudo que acontece no mundo real é compartilhado no mundo virtual em um mesmo instante que esta acontecendo, seja acontecimentos rotineiros, tragédias ou até mesmo assuntos privados que ninguém deveria saber "caem na internet", e com os rápidos acessos e compartilhamentos a privacidade fica exposta a inúmeros usuários. É preciso ter consciência para saber o que divulgar na internet, pois tudo que é lançado no ciberespaço jamais será apagado.


Confira a matéria do Blog Virando Pauta


Nenhum comentário:

Postar um comentário